Texto
elaborado pela Profª Camila C. G. Pierezam em relação aos estudos do Pacto pelo
Fortalecimento do Ensino Médio.
Relação
professor e aluno
Todo o professor é único e
apresenta-se como uma referência a seu educando, a maneira como se relaciona
com eles é fundamental para seu desenvolvimento moral e intelectual.
No ambiente escolar nos deparamos com
uma imensa diversidade de pessoas, as mesmas tem atitudes muito diferentes
diante de um mesmo fato, existe grande diversidade de idéias, de formas de ser,
que ao mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos. Neste contexto de
diversidades que ao mesmo tempo nos desafia é que nos damos conta de nosso
importante papel na sociedade, não conseguimos ser neutros, nossa postura
diante de nossos alunos é o reflexo de nossa educação, nossas ideologias e
nossa forma de ser.
Assim a relação entre professor e
aluno marca a vida do educando. Segundo Freire, 1996, p.73 diz:
“O professor
autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor
incompetente, irresponsável, o professor amoroso, o professor mal-amado, sempre
com raiva do mundo é das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles
passa pelos alunos sem deixar sua marca.”
Desta maneira a passagem do professor
na vida de cada aluno não é meramente ocasional, tão pouco insignificante, a
forma de relacionamento do professor com o seu aluno pode marca positivamente
como negativamente a vida dele para sempre. Assim como o professor pode
libertar o pensamento do seu aprendiz pode estagnar, formando um ser humano que
não aprecia o conhecimento, que se considere incapaz de aprender, com baixa
auto-estima, levando muitos jovens a evasão escolar.
Entretanto um bom educador que queira
desenvolver autonomia em seus alunos, não basta transmitir conhecimentos e
exercer autoridade em sala de aula, deve procurar relacionar-se bem com seus
educandos, interagir, discutir e aprender junto deles, estar bem informado, ser
um professor pesquisador com entusiasmo, estimular seu aluno a buscar novos conhecimentos.
Pois educamos não com as palavras, mas com nossos exemplos.
Sendo assim acreditamos que o
professor desempenha importante papel na formação de cidadãos mais críticos e
participativos na sociedade. Porém necessita junto da comunidade escolar a
busca de uma escola de todos, onde todos sejam respeitados em suas diferenças,
não permitindo exclusão uns dos outros, que todos participem na tomada de
decisões para que a escola seja assim uma contribuição de todos.
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:
Saberes necessários à prática educativa, 20ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
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