sexta-feira, 4 de julho de 2014

Texto elaborado pela Profª Camila C. G. Pierezam em relação aos estudos do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.


Relação professor e aluno

Todo o professor é único e apresenta-se como uma referência a seu educando, a maneira como se relaciona com eles é fundamental para seu desenvolvimento moral e intelectual.
No ambiente escolar nos deparamos com uma imensa diversidade de pessoas, as mesmas tem atitudes muito diferentes diante de um mesmo fato, existe grande diversidade de idéias, de formas de ser, que ao mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos. Neste contexto de diversidades que ao mesmo tempo nos desafia é que nos damos conta de nosso importante papel na sociedade, não conseguimos ser neutros, nossa postura diante de nossos alunos é o reflexo de nossa educação, nossas ideologias e nossa forma de ser.
Assim a relação entre professor e aluno marca a vida do educando. Segundo Freire, 1996, p.73 diz:

“O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo é das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca.”

Desta maneira a passagem do professor na vida de cada aluno não é meramente ocasional, tão pouco insignificante, a forma de relacionamento do professor com o seu aluno pode marca positivamente como negativamente a vida dele para sempre. Assim como o professor pode libertar o pensamento do seu aprendiz pode estagnar, formando um ser humano que não aprecia o conhecimento, que se considere incapaz de aprender, com baixa auto-estima, levando muitos jovens a evasão escolar.
Entretanto um bom educador que queira desenvolver autonomia em seus alunos, não basta transmitir conhecimentos e exercer autoridade em sala de aula, deve procurar relacionar-se bem com seus educandos, interagir, discutir e aprender junto deles, estar bem informado, ser um professor pesquisador com entusiasmo, estimular seu aluno a buscar novos conhecimentos. Pois educamos não com as palavras, mas com nossos exemplos.
Sendo assim acreditamos que o professor desempenha importante papel na formação de cidadãos mais críticos e participativos na sociedade. Porém necessita junto da comunidade escolar a busca de uma escola de todos, onde todos sejam respeitados em suas diferenças, não permitindo exclusão uns dos outros, que todos participem na tomada de decisões para que a escola seja assim uma contribuição de todos.
Referência:


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 20ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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